24 de fevereiro de 2016

[Resenha] O Silmarillion, J. R. R. Tolkien - Parte #2

E aí pessoal! Hoje eu trago pra vocês a parte #2 da resenha de O Silmarillion! Agora nós vamos ver um pouco mais sobre os Valar, os Maiar e sobre seus inimigos!


Título: Valaquenta
Páginas: 10
Descrição: Relato dos Valar e dos Maiar, segundo o conhecimento dos Eldar (elfos).

















Então vamos ao enredo!

Valaquenta, relato dos Valar e dos Maiar, segundo o conhecimento dos Eldar

Dos Valar
Os elfos (eldar) chamavam os Ainur que vieram habitar Arda de Valar, os Poderes de Arda, Os Senhores e Rainhas dos Valar. Os Senhores são 7, bem como as Rainhas.

Manwë e Varda: No pensamento de Ilúvatar, Manwë e Melkor são irmãos. Manwë foi escolhido para ser o primeiro de todos os reis, Senhor de todos os  habitantes de Arda. Ele ama todas as aves de asas fortes e elas vão e vêm atendendo às suas ordens. Com ele mora Varda, Senhora das Estrelas, que tem seu poder e alegria na Luz. Eles moram no alto da mais alta montanha, a Taniquetil.

Ulmo: É o Senhor das Águas. Dificilmente aparece nas reuniões dos Valar. Não mora muito tempo em um lugar, prefere se movimentar pelas águas. Ama os elfos e os homens e nunca os abandonou, mesmo quando foram alvo da ira dos Valar. Aqueles que ouvem ao som de suas trompas, nunca mais perdem o anseio pelo mar.

Aulë e Yavanna: Aulë governa todas as substâncias que a terra é feita. São suas as terras, as montanhas e as pedras preciosas. Sua esposa é Yavanna, a provedora de frutos. Ela ama todas as coisas que crescem na terra.

Mandos e Vairë: Mandos (ou Námo) possui um irmão chamado Lórien e eles são os Senhores dos Espíritos. Mandos é o guardião da Casa dos Mortos e sabe de tudo o que vai acontecer. É o oráculo dos Valar. Vairë, a Tecelã, é sua esposa e tece em suas telas as coisas que um dia existiram no Tempo.

Lórien e Estë: Lórien (ou Irmo) é o senhor dos sonhos e visões. Estë, a Suave, a curadora da fadiga e dos ferimentos, é sua esposa. Nas fontes de Lórien e Estë todos os que moram em Valinor revigoram suas forças. Lórien e Mandos também são conhecidos como Os Fëanturi.

Nienna: Irmã de Mandos e Lórien. Chora por todos os ferimentos da Terra provocados por Melkor. Quem ouve o que ela diz, aprende a compaixão e a persitência na esperança.

Tulkas e Nessa: Tulkas, o Valente, é o maior em força e em feitos de bravura. Veio a Arda para auxiliar os Valar nas batalhas contra Melkor. É incansável, mais rápido que qualquer animal e suas mãos são suas armas. Nessa, sua esposa, também é veloz e os cervos a acompanham por todo o bosque. 

Örome e Vána: Örome é o Senhor das Florestas. É caçador de monstros e feras cruéis. Ama cavalos e cães de caça. Sua esposa é Vána, a sempre-jovem, irmã de Yavanna. Todas as flores brotam à sua passagem.

Dos Maiar
Com os Valar vieram os Maiar, seus criados e auxiliares. Os mais conhecidos são Ilmarë, criada de Varda, Eönwë, o porta-estandarte e arauto de Manwë, Ossë, o Senhor do Mar e vassalo de Ulmo, sua esposa Uinen e Melian. Muito se fala de Melian no Quenta Silmarillion.

Dos Inimigos
Em último lugar está o nome de Melkor, que renunciou esse nome. Os elfos os chamam de Morgoth, o Sinistro Inimigo do Mundo. Desejava a realeza de Manwë e usava sua força para violência e tirania. Queria possuir a Luz, mas quando percebeu que não poderia possuí-la, desceu até as trevas e as usou para seus propósitos maléficos. Corrompeu vários Maiar e outros espíritos, entre eles os Valaraukar, os Balrogs. Entre seus servos que possuem nomes, o maior era Sauron. 


Opnião do leitor:

Eu to achando fantástico ver a abrangência do universo Tolkien. Os Valar são deuses que, de acordo com suas funcões, podem ser associados com vários outros deuses que temos em outras mitologias. O fato de autor ter criado seu próprio panteão enriquece muito mais a obra e mostra a originalidade!

E finalmente estamos vendo uns nomes conhecidos por aqui em? Quem conhece Sauron levanta as mãos \o/. Pois é, quem diria que o cara tá aí desde antes da existência dos elfos. Pra mim é isso que faz uma obra valer a pena, os detalhes, toda a história por trás, todos os passos que os personagens, até os cruéis, tiveram que dar para chegar onde chegaram. Tolkien conta com detalhes como as coisas surgiram e por qual motivo.

Bom, fiquem de olho no blog pra não perder a terceira parte, onde começa o Quenta Silmarillion, a história das Silmarils!

Ah, se você perdeu a parte #1, vou deixar o link aqui:


Obrigado pessoal! Acompanhem a gente nas redes sociais e deixem sua opinião abaixo! =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo