19 de fevereiro de 2016

[Resenha] Por que eu?, Sinélia Peixoto.

Título: "Por que eu?" 
Coleção: Trilogia do Eu
Autor: Sinélia Peixoto 
Editora: Chiado Editora
Páginas: 493
Gênero: Romance
Lançamento: 2015
Edição: 
ISBN: 9789895128372



Nota: 3/5





Sinopse: 

"Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro."
Enredo:

Beth é uma mulher na casa dos 20 anos, administradora e mora em Brasília, e infelizmente vê sua vida estagnar sentindo-se perdida. Desde a faculdade ela trabalha no mesmo lugar e nem mesmo é na área dela. É a mesma rotina todo dia, nada novo, nada melhor e isso a frustra muito. Mas no final do ano de 2012 ela decide que o próximo ano vai ser diferente, ela vai se reinventar e melhorar as coisas.

A viagem de ano novo é pra Porto Seguro com as amigas, mas suas amigas tem uma ideia de diversão muito diferente da sua, que seria "pegar quantos caras conseguir durante a viagem". E elas realmente fazem uma aposta sobre isso!

Beth se dá por vencida no mesmo instante até que depois de algumas bebidas ela já está nos braços de alguém que não faz ideia de quem seja... Até o dia seguinte. Seu nome é Antônio e ele é simplesmente lindo, charmoso e como se não bastasse é um advogado também de Brasília. Eles passam o resto das férias se encontrando e se conhecendo, na hora de ir embora Antônio diz que espera vê-la em Brasília e assim que chega em casa do aeroporto Beth é surpreendida por uma ligação dele e logo eles se encantam.

Quando as coisas começam a tomar um rumo mais sério, Beth percebe que Antônio é um poço de ciúme e insegurança, e alguns episódios a deixam com um pé atrás. Ela faz de tudo para que as coisas se ajeitem e se acalmem, sempre paciente, até na pior das situações. Mesmo assim, a parte possessiva de Antônio mostra-se presente.

Entre trancos e barrancos depois de quase um ano de relação eles ficam noivos, mas nem tudo sai como o planejado e problemas surgem dias antes da cerimônia deixando Beth em dúvida sobre tudo. Ainda assim, ela dá mais uma chance à esse relacionamento, até porque ela ama mesmo Antônio. Com o casamento parece que as coisas vão finalmente sossegar, mas eles descobrem que a vida pode ser muito mais imprevisível do que acharam, vai caber a eles serem fortes e manter a esperança.

Opinião da leitora: [contém spoilers]

O livro em si é uma construção bem feita, uma mistura de drama, com romance e sexo. Contém muitas reflexões, muitas vezes me vi na pele da Beth, me fazendo as mesmas perguntas e tendo as mesmas paranoias, de quebra ainda achei algumas respostas para dúvidas frequentes!

Porém, apesar de ter muitos ditados maravilhosos e reflexões belas, chega em um ponto da história que fiquei cansada da crise interna da Beth... Eram páginas e mais páginas de monólogo, nem um 'diálogozinho' para salvar e por vezes dando voltas desnecessárias.

O roteiro, na minha opinião, foi muito rápido, apesar da quantidade de páginas eles se conheceram, namoraram, noivaram e casaram em cerca de dois anos!!

Eu esperava mais da Beth. Por várias vezes durante a história ela se diz ser independente, segura e forte, mas o Antônio não podia ir contra em nada que ela já cedia e fazia a vontade dele! Isso me frustrou um bocado.

O final com certeza foi ótimo! Eu realmente não esperava aquilo, não mesmo. Gostaria muito de saber o que vai acontecer com os dois no segundo livro.

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!
Nos acompanhem pelas redes sociais! 

Um comentário:

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo