18 de outubro de 2016

[RESENHA] "A nerd e o cafajeste", Valéria Reis

Oi trupe! Renovamos parceria com a Young Editorial então já começamos a ler os lançamentos. Hoje trago a resenha de um livro bem diferente de tudo que já li do catálogo da editora. A começar pela capa que foge completamente dos padrões (pelo menos pelo que percebi haha), mas vamos lá.  



título

A Nerd e o Cafajeste

autor

Valéria Reis

coleção

----------

Editora

Young

ano

2016

páginas

240

gênero

Romance (YA)



"Júlia é uma menina órfã, deprimida e sem graça. Trabalha, estuda, lê, conversa com as amigas e morre de medo de praticamente tudo. Sua vida é um verdadeiro tédio, mas tudo pode mudar! Com o começo da reforma da loja em que ela trabalha, seu amor platônico - o pintor - pode estar mais perto do que deveria. Um amor lindo, perfeito e eterno surge... Só que não! Poderá Júlia amar além de seus medos? Confiar além de suas perdas? Aventurar-se além de um romance juvenil?"
Em A nerd e o Cafajeste conhecemos a Júlia, uma menina estudiosa, com gosto para leitura, amiga e tudo de bom que uma menina de 17 anos pode ser, além de ser muito bonita (só não é muito delicada). Porém aos 13 anos ela perdeu os pais e isso afetou todas as suas estruturas, criou muitos medos, mas principalmente o medo de se apegar à alguém e depois perder.  

Após a morte dos pais Júlia passa a morar com Roberta, a amiga mais próxima da família e logo criam um laço de mãe e filha apesar de Roberta ser um tanto louca. A menina tem três amigas inseparáveis Lorena, Carla e Priscila, todas loucas e indiscretas, mas as melhores amigas que alguém pode pedir. Todas trabalham na loja de Roberta, a Magia Em Cores, onde vendem vestidos de noivas, de madrinhas, sapatos e afins. 

Tudo está muito bem até que o primeiro e único amor platônico de Júlia aparece para trabalhar na obra da loja de Roberta... Ah, Johny, o cara mais bonito da cidade... E também o mais cafajeste. Júlia nutre sentimentos desde... Bom, desde sempre por Johny, mas também sabe que ele é o cara mais safado da cidade. Quando não está namorando está ficando com todas as mulheres e quando está... Namora duas.

Júlia trata logo de ficar longe dele, mas mesmo assim as amigas não saem do seu pé, fazendo brincadeirinhas e falando besteiras o tempo todo. Depois de algum tempo trabalhando na loja ela percebe que Johny fica puxando assunto, que sempre está onde ela está... Até que do nada ele começa a dar em cima dela descaradamente e inclusive a chama pra sair. Ela recusa, é claro! Não ia sair com o cara mais cafajeste da cidade para depois se machucar. Suas amigas a acham uma anta! Claro que ficariam com o cara mais lindo da cidade.



Depois de muita insistência ela aceita sair com ele. Mesmo com o que sente ela promete para si que não vai ceder a nada. O primeiro encontro vira o segundo... O segundo puxa o terceiro e eles se apaixonam e começam a namorar. Depois de um mês juntos está tudo PERFEITO e Júlia acha que tem tudo na vida de novo, mas uma notícia inacreditável faz com que ela faça as malas e saia do Brasil, e parece que ela nunca verá Johny novamente.

Ao chegar em Verona ela tem mais novidades do que espera, agora que está por conta própria ela segue a vida da melhor maneira possível, sendo feliz como pode... Mas o mundo não é tão grande quanto ela pensa, e a vida é uma caixinha de surpresas.

OPINIÃO DA LEITORA: 

O livro é simples, com alguns toques originais, mas os acontecimentos são tão "linkados" que se tornam previsíveis. É um romance leve, do tipo que você lê de maneira rápida e fácil. Esperei até a última frase para a autora me surpreender, o que não aconteceu. Isso não tira o mérito do lado romântico e sensível da história.

Com relação aos personagens achei Júlia muito contraditória com a própria personalidade e princípios. Algumas ações dela me fizeram pensar Nossa, mas ela não era diferente?!. Entendi que a autora quis mostrar uma evolução e amadurecimento da personagem, mas tudo acontece de maneira tão rápida que a deixou parecendo alguém que não tem personalidade! Johny não me pareceu tudo isso e sua mudança também ficou sem nexo.

O plot do livro é incessante! Foi tudo muito rápido (sim, isso me incomodou). Se a história tivesse sido bem mais explorada talvez tivesse me conquistado mais. Tudo muda rapidamente e isso impede que criemos uma ligação com o livro, com a história e com os personagens.

Indico: Para quem quer um romance leve e rápido. Não indico: Se você quer ler algo mais profundo.

É isso, espero que tenham gostado, BEIJOS E ABRAÇOS! Até a próxima!
Nos acompanhem pelas redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo