10 de janeiro de 2017

[RESENHA] Jantar Secreto | Raphael Montes

Faaaaaala trupe, tudo bem? Quanto tempo que não trago uma resenha para vocês, né? Mas, hoje eu trouxe uma que está bem quentinha ainda, afinal vou conversar com vocês a respeito do novo livro do autor brasileiro Raphael Montes, Jantar Secreto.



título

Jantar Secreto

autor

Raphael Montes

coleção

-

Editora

Cia das Letras

ano

2016

páginas

376

gênero

Policial



Para aqueles que não conhecem o autor, ele é um dos destaques dentro do gênero policial, tem publicado três livros, seguindo essa temática, sendo um dos seus livros traduzido para uma outra língua, levando pessoas de diferentes lugares a conhecer autores brasileiros contemporâneos e seus maravilhosos trabalhos.

Lançado no mês de novembro, Jantar Secreto vai nos trazer a história de quatro amigos do interior do Paraná que acabam se mudando para o Rio de Janeiro, buscando uma alternativa para liquidar uma dívida. Com isso, eles acabam entrando em uma rede que oferece jantares exclusivos, muitas das vezes direcionado a elite carioca. Porém, com um curto período de tempo para conseguir juntar o dinheiro necessário, esse grupo de amigos opta por serem ousados e conquistar uma clientela um pouco mais seleta oferecendo como carro chefe dos jantares... Carne humana.
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.
Com uma escrita objetiva que descreve um tema um tanto exótico, o livro não decepciona na sua execução, levantando discussões a respeito de temas polêmicos e mostrando que a Antropofagia acompanha a nossa história, afinal já se praticava a antropofagia antes mesmo do Brasil ser conquistado. Todavia, essa condição revestia-se de caráter exclusivamente ritualístico, levando em conta a importância na organização social dos indígenas, pois era o fator dominador nos rituais de nominação e iniciação. O canibalismo que o livro nos traz acaba mostrando a real perversidade do ser humano, uma vez que o mesmo acaba se permitindo saciar-se com sua própria espécie.

Narrado em primeira pessoa por um dos amigos envolvido nessa rede de jantares, conhecemos como funciona essa especie de "máfia" apelidada de Carne de Gaivota e somos levados ao desfecho de cada personagem, alguns previsíveis e outros um tanto surpreendentes.

O livro nos prende pois tudo é tão complexo que acabamos acompanhando a história porque simplesmente nos juntamos a essa enorme bola de neve que vai estourar a qualquer momento. Para aqueles que gostam de um livro policial recomento a todos o desse autor, pois a forma como ele nos prende a história e como somos surpreendidos pelo final acaba dando um pequeno nó no nosso cérebro em tentar entender a explicação para cada caso que nos é entregue em forma livros.

Não quero soltar spoiler, pois cada parte desse livro é uma peça para solucionar o quebra cabeça final, então leiam e se deliciem com um jantar excêntrico, vai que vocês gostem. (HA!) 

Até a próxima e lembrem-se, Canibalismo é crime! 
Assista ao Booktrailer de Jantar Secreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo